Precisamos falar sobre TDAH
Afinal o que é TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade.
O dia 13 de julho é considerado o Dia Mundial do TDAH. A data foi criada para divulgar informações e conscientizar melhor as pessoas sobre o tema.
Os dados mais recentes sugerem uma prevalência mundial de 5%. Em até metade dos casos, o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta.
Há vários fatores etiológicos envolvidos, sendo que a genética é um dos principais (parentes de 1° grau apresentam risco de 5 a 10x maior de desenvolver o transtorno em relação à população geral). Além disso, alguns fatores ambientais parecem aumentar o risco: baixo peso ao nascer, prematuridade, tabagismo na gestação, etc.
A desatenção se manifesta como ficar vagando durante a execução de uma tarefa, falta de persistência, tendência à desorganização, perder frequentemente objetos, esquecer datas e compromissos.
Já a hiperatividade se manifesta como inquietação, batidas de dedos, falar muito e alto. A impulsividade engloba tomada de decisões ou ações sem planejamento, intromissão social, etc.
E existe tratamento pro TDAH? Com certeza!A maioria das diretrizes recomenda intervenções comportamentais (incluindo treino dos pais) em conjunto com a medicação.
Dra. Thayane Sobral.
Psiquiatra
CRM-SE 5393 / RQE 4029